10 dicas de como economizar no supermercado

10 dicas de como economizar no supermercado
  • 16 de setembro de 2021

Todo mundo sabe que os preços dos alimentos não param de subir e está cada vez mais difícil para o cidadão brasileiro comprar o básico da alimentação. É por isso que nós resolvemos te ajudar trazendo algumas dicas essenciais de  como economizar no supermercado.

1 – Faça uma lista

Antes de sair de casa para ir ao supermercado, olhe seu armário, geladeira e dispensa e veja o que você realmente precisa e não precisa comprar. Crie uma lista no papel ou no celular dos alimentos e produtos que precisa e procure seguir a lista. Não confie que seu cérebro vai lembrar na hora que estiver no estabelecimento o que está faltando em casa. As pessoas que não fazem uma lista tendem a pegar muito mais coisas do que deveriam.

2 – Defina o dinheiro das compras

Planejamento é uma chave fundamental para economizar. É o dinheiro que fará você escolher os itens no mercado e não o contrário. Portanto, se planeje sobre quanto de arroz você e sua família consomem no mês e observe quanto tempo dura o detergente, por exemplo. Isso fará você ter uma noção do tempo de consumo e, consequentemente, do gasto que isso representa dentro do período que você planejou de duração da compra. Você precisa chegar ao mercado sabendo qual o limite orçamentário.

3 – Nunca vá ao supermercado com fome ou depois de brigar com alguém

Sempre que você vai ao supermercado com fome, para tudo o que você olha seu cérebro ativa a vontade de comer, e isso acaba levando você a comprar coisas que não estavam na lista. Da mesma forma, quando você vai às compras depois de uma discursão com alguém, seu cérebro tenderá a fazer você querer se compensar para aliviar a raiva e stress que passou. Fique atento às suas emoções para não perder o foco da economia nesse momento.

4 – Observe os preços e marcas

Observe os preços e verifique se tem outras marcas que podem oferecer um custo-benefício melhor. Será que você precisa de um produto de limpeza para cada coisa? Será que apenas um produto não resolveria a limpeza de vários ambientes? Um produto mais barato não resolveria sua necessidade de limpeza?

5 – Aproveite dias de promoção e fique atento aos preços

Ir ao supermercado é um momento para observação. Preste atenção em qual o dia de promoção, quais produtos tendem a ficar mais baratos dentro do período mensal.

6 – Consuma o que compra

Você utiliza, de verdade, tudo que compra? Ou algumas frutas e verduras acabam indo para o lixo por ter passado o tempo e perdido a qualidade? Preste atenção nisso.

7 – Avalie comprar no atacado

Converse com seus familiares e vizinhos e combinem de comprar juntos alguns itens como arroz, feijão e papel higiênico. Geralmente no atacado esses produtos saem com preços um pouco melhores do que em quantidade única.

8 – Invista no que você valoriza

Se para você um chocolate ou cerveja é super importante, planeje essa compra e coloque na sua lista. Sabemos que ninguém é de ferro e todo mundo precisa de uma válvula de escape, nem que seja de vez em quando.

9 – Leve uma calculadora

Calcule tudo que você coloca no carrinho, pois isso te ajudará a ter uma estimativa de quanto suas compras estão custando e você não terá nenhuma surpresa na hora de pagar no caixa. 

10 – Leve o seu cartão pré-pago do Banco Afro

Você sabia que ter um cartão pré-pago do Banco Afro pode te ajudar a economizar? Você pode estabelecer seu orçamento de supermercado e carregar o valor que deseja gastar no cartão. Assim, você se compromete com você mesmo que só vai utilizar o valor que depositou no cartão, e com isso se mantém dentro do seu planejamento.

Saiba que existem maneiras inteligentes de comprar aquilo que você quer. Entendemos que não tem sido fácil comprar os alimentos essenciais, mas ter planejamento sobre o que vai comer e como comprar vai te ajudar. Não espere a fome chegar para você pensar no que vai comer. Desorganização e despreparo levam a gente a gastar mais.

 

Manu Oliveira

Pernambucana, graduada em Relações Internacionais, viajante, apaixonada por aventuras e comida.

Deixe o seu comentário