Como fazer o correto planejamento financeiro da sua empresa?

Como fazer o correto planejamento financeiro da sua empresa?
  • 2 de maio de 2021

Organizar as finanças pode ser um verdadeiro desafio. É comum que se tenha muitas responsabilidades e que se fique um pouco perdido na hora de direcionar o dinheiro para o lugar certo, principalmente para quem é empreendedor.

Mas existem algumas estratégias de planejamento financeiro que podem ser muito eficazes na retomada do fôlego orçamentário.

Se você quer saber um pouco mais sobre planejamento financeiro, continue a leitura deste artigo.

Passos para conseguir organizar as contas por meio de planejamento financeiro

Defina seus objetivos com clareza

  • Implementar um capital de giro;
  • Realizar o pagamento de dívidas em aberto;
  • Maior controle financeiro e estoque.

Mapeie as ações necessárias

  • Toda movimentação financeira será realizada via conta bancária;
  • Serão criados três caixas por turno: bancário, evento e diário;
  • As despesas e receitas do dia e da noite deverão ser separadas;
  • Todo valor de retirada dos caixas será depositado em conta corrente para registro e controle;
  • Todos os caixas devem ser fechados em um prazo máximo de 12h;
  • Será contratado o sistema ZeroPaper para visualização e acompanhamento da vida financeira da empresa;
  • Será comprado um sistema para administração do caixa e estoque;
  • As únicas retiradas dos sócios será R$250,00 toda segunda-feira até a quitação total dos débitos em aberto.
  • Não realizaremos vendas fiadas;
  • Todo evento deverá ter reunião para definição das ações antes da sua realização;

Crie um cronograma realista

Nesta dica de planejamento financeiro, os pagamentos devem serpriorizados conforme a ordem abaixo, dos mais críticos aos menos urgentes:

  • Críticos: aluguel, Ceb, Caesb, Vivo, salários dos colaboradores;
  • Alto: pagamento dos agiotas, pagamento de alguns fornecedores;
  • Médio: pagamento dos fornecedores;
  • Baixo: investimentos, melhorias, patrocínios;

Dividir tarefas conforme as responsabilidades e competências de sua equipe;

  • Sócio 01: responsável pelo período da manhã, gestão financeira e administrativa;
  • Sócio 02: responsável pelo período da noite, gestão de fornecedores, estoque e eventos;

Mensurar status

  • Receita mensal: R$80.000,00
  • Custo operacional:
  • Matéria prima R$30.000,00
  • Colaboradores R$12.000,00
  • Fornecedores R$12.000,00
  • Administrativo R$2.000,00
  • Receita liquida dos eventos:
  • Grande – R$20.000,00
  • Médio – R$5.000,00
  • Pequeno – R$1.000,00

Pense nos problemas que podem vir a surgir

  • Acumulo de dívidas advindo de reformas, desligamento de pessoal, falhas administrativas e furtos;
  • Queda de 50% no faturamento;

Analise os pontos positivos

  • Alta procura para realização de eventos de grande porte.
  • Infraestrutura pronta para atender diversos tipos de eventos;
  • Aumento da procura por contrato de fornecimento de refeições para empresas;

 

Uma última e muito importante dica do planejamento estratégico é documentar as suas ações. Seus registros ajudarão para que o comparativo de resultados possa ser avaliado futuramente.

Para complementar sua leitura, veja AQUI o que é e como é feito um planejamento de negócios.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Tire todas as suas dúvidas sobre planejamento estratégico.

Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

Diego Reis

Fundador e CEO do Banco Afro.

Deixe o seu comentário