Concorrência? Você sabe como destacar o seu negócio dos demais?

Concorrência? Você sabe como destacar o seu negócio dos demais?
  • 8 de junho de 2021

Nos dias atuais podemos ver que o mercado está saturado e cada vez mais difícil destacar o negócio da concorrência. Encontramos tudo o que queremos a qualquer hora e principalmente em qualquer lugar.

O mercado está muito concorrido. As pessoas não medem mais esforços para fazer com o que algo dentro do seu estabelecimento seja melhor que seu concorrente e faça com que os clientes prefiram e frequentem cada vez mais.

Dentro do mercado corporativo podemos chamar isso de Benchmarking. Este é o nome dados ao processo de avaliação do consumidor perante a concorrência.

Além disso, é também onde as empresas veem a oportunidade de se aperfeiçoar cada vez mais. Ou seja, melhorar seus próprios métodos para que se destaquem perante a concorrência.

Com esse método de análise você pode ver o que o seu concorrente oferece e traçar estratégias de como destacar seu negócio.

E principalmente, saber onde é que ele está conquistando os consumidores. Assim, é possível aprimorar e ter uma visão externa da sua empresa.

Dicas de como destacar seu negócio da concorrência e ganhar o mercado

Atendimento

Para que o seu estabelecimento se destaque perante a concorrência é primordial analisar cada setor do local.

Garantir que todos eles funcionem da melhor maneira possível e que o cliente saia satisfeito e com todas as suas expectativas atendidas.

Começando pelo atendimento.

É importante que todos os funcionários tenham um ótimo treinamento trabalhem em harmonia para que tudo funcione como o planejado.

O trabalho em equipe é o que faz a diferença. Se todos os setores do estabelecimento funcionam em constante comunicação, a chance de falha ou descuido é muito pequena.

Todos estarão informados do que está acontecendo e também de todos os pedidos.

É muito importante que os pedidos sejam feitos e preparados da forma correta.

Isso é essencial para destacar seu negócio porque evita atrasos. Evita, ainda, que o cliente não fique esperando ou se desgastando toda vez que vier algo errado.

Com uma comunicação eficiente, você pode ter uma analise do que pode estar acontecendo de errado dentro do estabelecimento e ajustar para que não aconteça novamente.

Isso fará com que seus clientes levem cada vez mais outros clientes ao local e drible a concorrência.

Prepare-se com um prato, drink ou sobremesa que seja a especialidade da casa, onde as pessoas vão pensando em provar “aquele” especial.

Essa é uma boa dica de como destacar seu negócio da concorrência!

Por exemplo, se o seu estabelecimento tem o tema árabe, peça ao seu chef que crie um prato ou uma bebida árabe que seja inovador. Algo que as pessoas só poderão encontrar no seu estabelecimento.

Assim, essa especialidade será cada vez mais comentada entre as pessoas e pedida entre os clientes. As pessoas irão até lá para provar, e você pode oferecer outros pratos também.

Ele será o seu chamariz. Por meio dele será possível mostrar a infinidade de opções que lá elas irão encontrar e poder se deliciar também.

Divulgação

Essa é apenas uma das formas, dentre as milhares que existem, de como destacar seu negócio da concorrência.

É muito importante que essa divulgação seja feita de forma efetiva. Se o seu público, por exemplo, é um público jovem, você tem que aparecer onde as pessoas vejam, certo?

Não é muito útil fazer um outdoor maravilhoso se as pessoas jovens hoje estão conectadas na internet 24 horas por dia.

Divulgue o que você tem de melhor a oferecer!

Para ter sucesso em como destacar seu negócio da concorrência, é muito importante pensar em todas as estratégias a serem divulgadas. E o principal: esteja em todos os locais que o seu concorrente estiver.

Você precisa marcar presença.

Procure pesquisar quais são os locais onde o seu cliente está e esteja também em todos eles. Assim a concorrência não vai ter espaço e o seu negócio irá se destacar cada vez mais.

Veja AQUI porque investimento em marketing não é gasto.

Faça promoções

Promoções são boas alternativas de como destacar seu negócio da concorrência.

Mas é muito importante que toda a informação divulgada seja real e que também seja muito clara.

Suas promoções precisam ser muito bem pensadas, de forma que os clientes consigam ir ao estabelecimento e ter o que foi oferecido.

Divulgue promoções e depois tire do ar ou avise que a promoção dura apenas naquele período de tempo.

Elabore um cardápio muito bem organizado e muito atrativo. Ofereça produtos que condizem com o que o cliente está disposto a pagar no momento.

Você pode criar quantos cardápios quiser, normalmente vemos cardápios de comidas e de bebidas separadas por cervejas e carta de vinhos.

A partir disso, você pode começar a elaborar estratégias de como destacar seu negócio da concorrência e criar suas promoções, as que serão anunciadas aos clientes.

Tais como: chopp em dobro até 20h, compre 3 cervejas e ganhe a 4, preço fixo para entrada, prato principal e sobremesa, etc.

Esses são apenas exemplos de inúmeras estratégias que podem ser utilizadas para que o seu estabelecimento se sobressaia perante a concorrência.

É importante deixar a sua equipe informada de toda a promoção que acontece no estabelecimento.

Assim os funcionários saberão o que responder ao cliente que tenha qualquer tipo de dúvida sem que ele tenha que esperar.

Evita também o fornecimento de informações incorretas ou o oferecimento de algo que não está em promoção, podendo causar prejuízo ao local.

Aperfeiçoando a equipe

Os funcionários precisam sempre de treinamentos, seja ele para atendimento ou para um novo cardápio. É importantíssimo que ele saiba tudo o que o restaurante oferece a seus clientes.

Hoje em dia as pessoas estão muito informadas e elas querem informação.

Por exemplo, caso entre um cliente com intolerância a lactose o funcionário deverá estar preparado para oferecer algo que a pessoa possa comer sem que passe mal.

Ou que entre alguma pessoa que não come carne e peça informações de pratos vegetarianos. Ele precisa estar pronto para oferecer as opções que o estabelecimento dispõe.

Também é muito importante no processo de como destacar seu negócio que ele esteja vestido a caráter e impecável. Você pode usar da imaginação e criar um ambiente caracterizado.

Por exemplo, em São Paulo existe um restaurante com comidas típicas do nordeste e os funcionários todos estão vestidos como lampião, com galochas e chapéus.

É importante criar uma identidade visual e transparecer isso.

Fazer com o que o cliente entenda onde ele está e lembre sempre de algum momento especial que passou dentro do estabelecimento.

Trabalhe na marca do empreendimento

Uma marca reconhecida certamente contribui em como destacar seu negócio da concorrência.

Invista na identidade visual da marca principalmente dentro do local, com logo espalhada pelo estabelecimento, porta copos, copos, pratos, jogos americanos, entre outros.

É importante fixar a marca ao cliente e atrelado a isso fixar tudo o que falamos anteriormente, fazendo com que o cliente se sinta especial e único. Que ele tenha uma experiência única dentro do local escolhido para que ele possa voltar e virar um cliente fiel.

Além disso, quem deseja aprender como destacar seu negócio deve estar antenado a tudo o que o mercado oferece.

Pode ser um drink inovador, um prato exótico ou uma sobremesa diretamente de um país que poucos conhecem.

Faça cursos e pesquisas. Assim o seu estabelecimento oferece o que tem de melhor no mercado, e transmite a impressão de um local moderno que não tem medo de aplicar o novo.

As pessoas gostam do desconhecido, de ter novas experiências e principalmente de conhecer coisas novas que causam impacto. Seja ele qual for sensorial, degustativo e até mesmo visual.

É importante conquistar o cliente de alguma forma, seja das mais simples até as mais caras.

Em uma fila de espera pergunte se ele precisa de algo, se gostaria de um drink, faça algo pequeno que os outros estabelecimentos não se propõem a fazer.

Para se destacar da concorrência tem que criar um ambiente agradável e fazer com que o consumidor sinta-se único!

Faça uma boa apresentação do ambiente

É importante que todos os setores e tudo funcione corretamente. O estabelecimento deve ter uma ótima aparência e toda a higiene do local deve estar sempre impecável, pois é um local onde as pessoas irão comer e beber.

Tome muito cuidado para que nada saia do lugar nesse quesito. Algumas pessoas podem se sentir extremamente desconfortáveis com a situação e acabar revertendo a situação e o estabelecimento passar a ser mal visto.

Conclusão

Essas são dicas importantes caso você esteja pensando em estratégias de como destacar seu negócio da concorrência.

Portanto, tenha funcionários sempre bem treinados, educados e receptivos. Eles precisam do incentivo e da motivação que o gerente passa diariamente.

Estabeleça metas e prêmios para o cumprimento das metas, assim os funcionários se sentirão sempre motivados e darão o seu melhor para que o estabelecimento seja melhor do que o da concorrência.

Um ambiente com pessoas sorridentes e alto astral chama muito mais a atenção! Também deixa também o local harmonioso e descontraído, fazendo com que o cliente sinta-se a vontade.

E, por fim não tenha medo do novo. Não tenha medo da mudança e de fazer o que é melhor para o estabelecimento. Seja flexível e acompanhe as gerações e o mercado.

Os estabelecimentos que são muito antigos e continuam dando certo fizeram sucesso há muitos anos atrás. De alguma forma eles aprenderam como destacar seu negócio da concorrência.

Todavia, hoje as pessoas buscam novidades, algo que nunca viram ou que não imaginariam ver. Isso porque querem sentir uma nova experiência, e você tem que ser capaz de atender a essas experiências.

Mas tome cuidado, não ache que tudo cabe dentro do estabelecimento. Analise as oportunidades e qual será a mudança adotada para que não saia da identidade visual do estabelecimento.

É importante que tudo esteja funcionando em harmonia e que seja acompanhado de perto, pois um local desorganizado não se destaca.

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Diego Reis

Fundador e CEO do Banco Afro.

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