Feedback do cliente: saiba como extrair e aproveitar

Feedback do cliente: saiba como extrair e aproveitar
  • 29 de junho de 2021

O sucesso de um empreendimento depende de vários fatores e muitos deles podem ser considerados por meio do feedback do cliente. O custo benefícios do produto ou serviço, o atendimento prestado no pré e no pós consumo, a qualidade do que é ofertado, a rapidez com que o processo é concluído, etc.

O administrador do negócio precisa ter conhecimento de como andam essas práticas da empresa. Sendo assim, é crucial estar sempre atento às reações dos consumidores.

Em outras palavras, é preciso prestar atenção nas opiniões que os mesmos emitem. Ouvir com atenção sempre que um deles tiver um elogio, uma sugestão e até mesmo uma crítica a fazer.

Se você não sabe muito bem o que é o feedback do cliente, continue a leitura deste artigo.

Veja qual a sua definição, a importância e a necessidade do mesmo no dia a dia de uma empresa e quais são as formas mais eficazes de extrai-lo.

O que é feedback e qual sua importância para o negócio?

O feedback do cliente nada mais é do que a resposta que o mesmo fornece após a compra de um produto ou a utilização de um serviço.

De diferentes formas, o mesmo vai elogiar a experiência com base no seu alto nível de satisfação Ou mesmo oferecer alguma crítica, sugestão de melhoria ou até uma reclamação a respeito do que pode ser melhorado.

As pessoas são diferentes então para cada uma delas a experiência de consumo vai ser única.

Obviamente, é impossível agradar a todos.

Todavia, com o feedback do cliente é possível que o empreendedor esteja sempre ajustando e adaptando para melhor a sua forma de trabalhar.

Dessa maneira, estará se aproximando que for mais bem recepcionado pela maioria. Principalmente em relação ao público principal ao qual o negócio está destinado.

Quando a resposta vem de uma insatisfação e o cliente não sabe muito bem escolher e utilizar as palavras certas, a tendência é ignorar ou não saber responder com a devida destreza.

E essa não é uma prática útil e/ou inteligente.

Já parou para pensar quantos consumidores podem estar deixando de buscar sua empresa por conta dessa mesma questão?

A solução é extrair o feedback do cliente. Fazer um senso a respeito do que está e do que não está funcionando dentro da empresa.

Continue a leitura deste artigo e veja como isso pode ser feito.

Como extrair e aproveitar o feedback do cliente?

Para extrair o feedback do cliente, é preciso investir em meios de comunicação. Neles, o mesmo pode facilmente registrar uma opinião com base na sua experiência de consumo.

Atualmente, as redes sociais tem sido canais muito eficazes.

As pessoas utiliza comentários em fotos e mensagens no chat ou mesmo o recurso oferecido por alguns sites de avaliar o perfil da empresa. São formas naturais e espontâneas de extrair o feedback do cliente.

Geralmente, os consumidores utilizam desses recursos por livre e espontânea vontade. Ou seja, somente quando possuem o desejo e sentem que é um comentário pertinente, seja positivo ou negativo.

Pesquisas de satisfação também são excelentes meios, e podem ser feitas pelo site ou dentro do próprio estabelecimento. O empreendedor tem a opção de oferecer um panfleto para preenchimento manual. Ou, ainda, um funcionário para realizar a abordagem do cliente.

Elas possuem algumas perguntas específicas e diretas. E o objetivo é mostrar exatamente aquilo que o administrador deseja e precisa tomar conhecimento.

Utilizando o feedback do cliente

Como são canais onde diferentes pessoas acessam, surgirão as mais diversas considerações possíveis. Organize tudo e veja o ponto campeão em crítica ou sugestão de melhoria.

Essa estatística ajudará o administrador a definir prioridades em relação àquilo que mais urgentemente deve ser trabalhado. E também, sobre os pontos que, por conta de indisponibilidade financeira, podem ser repensados a médio e longo prazo.

Ao catalogar todas as reações, pode ser que você eventualmente encontre algum comentário que não considere construtivo.

É claro que nem todos poderão ser levados em consideração tão à risca, já que o feedback do cliente é o mais diversificado possível.

Mas jamais deverá ser descartado como algo sem importância. Futuramente, esse determinado ponto pode vir a ser um problema maior dentro da organização.

Todavia, o principal objetivo do feedback do cliente é a melhoria do funcionamento do seu estabelecimento com base nas reações de quem ali consumiu; é afunilar as ideias e tê-las como lições para mudar o que for necessário e ser um diferencial dentro do seu nicho de atuação.

Sendo assim, não somente você precisa ouvir o feedback do cliente. Precisa transformá-lo em ações positivas para constantes aprimoramentos no seu negócio.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Tire todas as suas dúvidas sobre o feedback do cliente.

Você pode ver AQUI como fazer o correto planejamento financeiro da sua empresa.

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Diego Reis

Fundador e CEO do Banco Afro.

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