Investimento em marketing não é gasto

Investimento em marketing não é gasto
  • 20 de julho de 2021

Assim como existem diversos tipos de empreendimentos, o investimento em marketing também adquire novas vertentes à medida que as formas de se comunicar e se relacionar vão evoluindo.

Em outros tempos, materiais como panfletos e outdoors seriam indispensáveis para tornar a empresa conhecida em determinada região, para seu público alvo. Não que se possa dispensá-los totalmente, mas para alguns empreendimentos essa via de comunicação tornou-se obsoleta e, consequentemente, não muito útil.

Muita coisa hoje em dia acontece online e o marketing ganha cada vez mais força nesse âmbito. Primeiro porque é extremamente eficiente, além do custo-benefício ser diferenciado.

Porém, da mesma forma que materiais impressos não funcionam para alguns, as redes sociais e o marketing digital pode não ser a melhor opção para vários outros.

E não somente no quesito viabilidade: é preciso considerar também o capital do negócio destinado para investimento em marketing.

O valor deve ser considerável, tendo em vista a grande importância da propaganda para todo e qualquer tipo de corporação, mas deve obedecer a proporcionalidade do empreendimento e da sua necessidade de exposição.

Para você que deseja saber mais sobre o assunto, no decorrer do artigo separamos das principais vantagens do investimento em marketing e qual a melhor forma de calcular esta ação para não comprometer o caixa da empresa.

Motivos para divulgar seu negócio

  • Dependendo do meio de comunicação utilizado, você permite que pessoas dos mais variados tipos de público-alvo tomem conhecimento do seu serviço ou produto. Mesmo aquelas que não se encaixam no perfil do consumidor final podem trazer algum tipo de benefício indireto.
  • A interação com os clientes é uma valiosa ferramenta dentro do investimento em marketing, principalmente quando é possível obter um feedback e saber mais precisamente o que está e o que não está funcionando.
  • Fazer com que a marca seja lembrada e seja a primeira escolha do consumidor quando o mesmo pensar em determinado produto.
  • O custo-benefício é realmente vantajoso, já que todo investimento em marketing volta em forma de lucro.

Como calcular o investimento em marketing da sua empresa?

Primeiramente, se você não manja de investimento em marketing, vai ser preciso contar com o auxílio de profissionais da área. Eles vão analisar a natureza do empreendimento para definir a melhor estratégia de divulgação.

Geralmente, a orientação mais acertada é fazer a propaganda do seu produto ou do seu serviço em vias online e offline, mas uma ou outra vai ganhar maior destaque dependendo do que for dar mais resultado.

E, vale lembrar, alguns testes precisarão ser feitos para que se tenha noção daquilo que funciona de forma mais eficiente.

Um restaurante, por exemplo, recepcionará bem os dois tipos de investimento em marketing. O público é predominantemente da cidade onde fica localizado, então materiais físicos, impressos ou visuais, são muito importantes para uma parcela do público (este tão amplo) que não utiliza e-mail e redes sociais.

Por outro lado, grande parte das pessoas já desenvolve muito da sua comunicação através da internet e dispensa totalmente os meios mais tradicionais de fazer contato para adquirir produtos e serviços.

Então, ter um Instagram e/ou Facebook e site do restaurante para que se possa acompanhar promoções, fazer pedido pelo delivery, consultar a localização e ver as avaliações dos outros clientes é o que vai garantir um diferencial.

Porém, tudo isso deve ser feito com base em planejamento. Antes de começar o investimento em marketing, é preciso se fazer algumas perguntas para calcular a projeção dos resultados e definir corretamente os objetivos desta ação.

Qual a geração de receita esperada para o próximo ano? Qual a proporção de clientes eu posso conquistar com determinada propaganda? Qual a possibilidade e qual a quantidade de lucro que cada um pode gerar?

As ações de marketing costumam demonstrar resultados de médio e longo prazo. Por isso, não é saudável depositar expectativas imediatistas e contar com esse retorno tão logo. O montante investido não pode ser uma receita que vai fazer falta para os cofres da empresa.

Conclusão

Você pode até achar que já conquistou alguma coisa, mas nunca deve estacionar no desenvolvimento da sua empresa e se acomodar num estágio que está bom mas que poderia ser ainda mais lucrativo.

O investimento em marketing, seja ele da forma que for e desde que corretamente direcionado, é o que vai proporcionar maior visibilidade à sua empresa e o aumento da presença da mesma no mercado.

Com as estratégias certas, você vai conseguir destaque em meio à concorrência, já que a propaganda tem muito poder, e, como consequência, maior sucesso em lucratividade e rendimento.

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Diego Reis

Fundador e CEO do Banco Afro.

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