Marketing digital X marketing tradicional: existe diferença?

Marketing digital X marketing tradicional: existe diferença?
  • 15 de junho de 2021

Você sabe quais são as principais diferenças entre marketing digital e marketing tradicional? Sabe qual a melhor forma de implantar essa ferramenta no seu negócio?

Até o início dos anos 90, a internet era apenas uma ferramenta de comunicação utilizada por poucos. Nem se compara à quantidade de pessoas que passa o dia conectado a internet.

As pessoas antigamente preferiam comprar tudo ao vivo. Se deslocavam até a loja para conseguir ver com os próprios olhos e até mesmo tocar no objeto ou roupa.

Isso tem mudado muito durante os anos.

O mundo online passou a criar novos canais de comunicação e principalmente ser um dos principais canais de comunicação.

Nos dias de hoje, não existe quem não esteja online. As empresas funcionam com internet, as pessoas se informam com ela e principalmente as compras têm sido cada vez mais com o intermédio dela.

Muitos não saem mais de casa sem informação sobre o local. Se é um bom estabelecimento, se tem preço acessível ou até mesmo o que tem no cardápio para saber se agrada ou não. Não querem mais perder tempo.

Por isso é muito importante que seu estabelecimento comece com um site com uma identidade visual única.

Isso se chama marketing digital, que é diferente do marketing tradicional.

Nele você pode passar todas as informações possíveis, desde cardápios e preços até horários de funcionamento e informações de contato direto (telefone e endereço).

Se for possível, faça um blog com conteúdos que sejam úteis a todos os usuários que buscam sobre o que o seu estabelecimento oferece.

Se você está gostando deste artigo e deseja saber um pouco mais sobre marketing digital, prossiga com a leitura.

Por que o blog é tão importante no marketing digital?

É essencial para o marketing digital da sua empresa que o seu site tenha um blog.

Ele é um canal interativo e muito dinâmico dentro da internet. Nele você pode escolher diversos assuntos relevantes para passar informações aos seus clientes.

É importante que esses conteúdos não sejam cópias, que sejam originais e que utilizem uma palavra chave. A palavra chave determinará sobre o que fala o seu conteúdo.

Após o site pronto, é importante que ele seja visto, certo? O Google é o maior portal de pesquisa da internet.

Existem milhares de pesquisas que são feitas diariamente e existem também muitos sites que estão indexados nele.

Em uma pesquisa de marketing digital, foi comprovado que o usuário não passa da terceira página para procurar o que ele precisa.

Por isso é muito importante estar entre as duas primeiras páginas, de preferência sempre na primeira página.

Para que isso aconteça, é muito importante que seja trabalho o SEO (Search Engine Optimization). Mas o que é isso?

O que é SEO?

SEO no maketing digital que nada mais é do que estratégias feitas dentro e fora do seu site para que o Google entenda que é relevante e que merece estar entre as primeiras colocações.

Existe o SEO On Page, que é toda a técnica a ser trabalhada dentro do seu site, tais como:

conteúdos relevantes e únicos
links dentro do site para ele mesmo
código de fonte de acordo com as técnicas
imagens com tag
palavras chaves
organização visual

Essas são estratégias adotadas para dentro do seu site. Existem também técnicas que são feitas fora do site, o SEO Off Page.

O Google entende que quanto mais seu site for mencionado, maior é a relevância dentro do marketing digital e mais informações ele pode passar.

Por isso é importante ter uma grande quantidade de backlinks para o seu site.

Juntamente ao SEO é possível adotar a ferramenta do Google que chama Google Adwords. Ela funciona por meio de leilão de palavras chaves.

É importante segmentar conforme o site e também conforme a região. Assim você não irá anunciar em locais onde não existe o seu estabelecimento.

E Google Adwords?

Diferente do SEO, que é gratuito, o Google Adwords funciona por CPC (Custo Por Clique). Você escolhe palavras chaves que mais tem a ver com o seu estabelecimento e a cada clique cobra-se um valor.

Mas a vantagem é que funciona igual um celular pré-pago: você coloca um valor que poderá ser utilizado por quanto tempo você precisar ou estabelecer.

É importante lembrar que os anúncios com maior qualidade são os que aparecerão no topo da página.

São anúncios que tem uma quantidade de impressão alta, porém geram muitos cliques e também conversão, elementos principais de uma campanha de marketing digital de sucesso.

Existem inúmeras estratégias e segmentações que podem ser utilizadas por locais e por horários, e muitas outras.

Dicas de como fazer marketing digital

Você inúmeras outras formas de se manter presente na internet. Em exemplo é através das mídias sociais, que hoje são utilizadas por milhões de brasileiros 24 horas por dia.

Como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, nesse caso, além do conteúdo, é importante que seja muito relevante que tenha um visual que chame atenção.

Principalmente: que seja atualizado periodicamente.

Veja AQUI como é feito o marketing nas mídias sociais.

Você tem que se fazer presente constantemente, caso contrário cairá no esquecimento.

Isso pode acontecer por meio de apresentação de promoções, novo cardápio, pratos novos, drinks diferentes ou alguma atração inovadora que você ache que atrairá seu público.

No marketing digital é muito importante que você interaja com seus seguidores. Eles precisam saber que há uma pessoa por trás do computador que está preocupada em atendê-los sempre bem, como seria dentro do estabelecimento.

Tenha o relacionamento com seus usuários igual ao que você tem com seus clientes no estabelecimento.

Nessas mídias sociais, para o marketing digital, também é possível promover campanhas patrocinadas e segmentadas. Com elas, é possível alcançar ainda mais o público alvo desejado e que estejam por perto.

Seja criativo, crie campanhas para viralizar.

Faça com que seus seguidores comentem e principalmente compartilhem, pois a intenção é gerar engajamento e também visibilidade dentro das mídias.

Mas nunca se esqueça de colocar informações importantes. Dados de contato, endereço, horário de funcionamento e principalmente o seu site são essenciais.

Para o marketing digital, é importante que todas as mídias estejam ligadas e tenham a mesma identidade visual. Assim, quando um usuário visualizar saberá de qual estabelecimento se trata.

O branding é muito importante dentro da internet. Ele faz com que você seja único e reconhecido!

E não podemos esquecer do e-mail marketing. Você pode conseguir o e-mail dos usuários e dos seus clientes e é onde você passa a ter um relacionamento mais próximo com os mesmos.

Isso pode se dar quando você envia e-mails de aniversário, datas comemorativas, festas de final de ano, promoções exclusivas e muito mais.

Basta fazer um CRM (Banco de Dados) de seus clientes com o máximo de informação possível que você conseguir deles, sem que seja invasivo ou que gere algum desconforto.

Após todas as estratégias de marketing digital traçadas e toda a identidade visual criada, você pode acompanhar os resultados.

Com a mensuração dos dados, é possível ver onde investir mais e onde não investir e, principalmente, acompanhar se está trazendo o resultado esperado.

Principais dicas para quem trabalha marketing tradicional em estabelecimento alimentício

O pró do marketing digital é que ele tem um custo mais baixo. Não é necessário investir tão alto e é possível ter um alcance maior de pessoas.

Já o marketing tradicional feito por banners, outdoors, panfletos, entre outros é uma forma mais custosa e não abrange uma quantidade significativa de pessoas.

Diferente do marketing digital, nessa modalidade só é possível alcançar quem está por perto ou passando pelo local onde está o seu anúncio.

Além de estar em ordem com o marketing que é feito dentro do próprio estabelecimento, como logotipo em copos, pratos, porta copos, entre outros.

Não hesite em fazer propaganda dentro do local. Seja detalhista e cuide para que encaixe na mensagem que seu estabelecimento quer passar aos clientes.

As pessoas possuem memórias fotográficas. Se algo lhes chama a atenção, elas lembrarão com muita facilidade, tanto no marketing digital quanto no tradicional.

Por isso, aposte em menus modernos e promoções em destaque. Utilize uma roupagem que seja inovadora e conserve também a identidade do restaurante.

Qualquer detalhe fará total diferença.

As pessoas não respondem bem a locais sujos, com cardápios que estão velhos e mal feitos ou até mesmo que possuem um difícil manuseio ao cliente.

Existem hoje muito eventos gastronômicos. É importante que seu estabelecimento esteja presente na maioria deles. Isso é marcar presença e fazer com que a marca seja vista e principalmente lembrada.

Faça com que as pessoas saibam que você exista, que está lá para melhor atende-los.

E, principalmente, que estará disponível dentro do período de funcionamento para qualquer ocasião, seja comemorações, aniversários, jantares especiais ou até mesmo apenas uma passada para um happy hour.

No marketing tradicional não é possível mensurar o resultado de uma maneira rápida, assim como funciona no marketing digital.

É preciso criar uma estratégia para que seja questionado ao cliente, um por um, onde foi que ele viu o seu anúncio e por qual meio ele chegou até o estabelecimento.

Por isso é importante mesclar as duas formas, da maneira que for possível. É interessante que tudo que esteja sendo feito no marketing digital seja feito também no marketing tradicional e vice-versa.

Identidade visual

Outro ponto muito importante é a identidade visual dos anúncios e também a execução dos pratos e drinks conforme eles têm sido divulgados.

Imagina a situação de uma pessoa que se desloca para ir até seu estabelecimento. Ela viu um anúncio com um prato maravilhoso e quando chega lá não recebe o que foi esperado.

Isso faz com que o consumidor sofra uma dissonância e se afasta da empresa. O resultado pode ser até um boca a boca contrário, com más impressões e comentários negativos.

Seja detalhista em sua propaganda interna. Garanta uma identidade visual fantástica para o seu marketing tradicional. Faça com que toda essa identidade seja transpassada ao marketing digital.

Enriqueça os detalhes e deixe os clientes com água na boca para irem até o seu restaurante.

 

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Diego Reis

Fundador e CEO do Banco Afro.

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