O que é preciso saber antes de se tornar um empreendedor?

O que é preciso saber antes de se tornar um empreendedor?
  • 25 de agosto de 2021

Abrir uma empresa é um processo que depende de uma infinidade de ações. Muitos são os brasileiros que sonham em se tornar um empreendedor e ter o próprio negócio. E, de fato, é recorrente o número daqueles que alcançam esse primeiro objetivo.

Porém, criar um CNPJ e manter o funcionamento do mesmo para evoluir com o passar do tempo não são a mesma coisa.

Afinal, sonho, força de vontade e boas intenções, muito embora sejam características necessárias para se tornar um empreendedor, não são suficientes para garantir sucesso.

Não necessariamente é preciso formação acadêmica para exercer a atividade. Todavia, o básico de finanças, planejamento, estrutura de negócio e logística devem ser previamente estudados para que não seja necessário depender o tempo todo e para tudo dos serviços de terceiros.

Se seu sonho é se tornar um empreendedor mas você ainda não sabe quais são os primeiros e mais básicos passos para realiza-lo, continue a leitura desse artigo.

 

5 coisas que você deve saber antes de se tornar um empreendedor

Pense friamente sobre a viabilidade da ideia

Para se tornar um empreendedor, não basta apenas ter uma grande ideia. É preciso considerar vários fatores antes de começar a pensar na possibilidade de fazer o negócio acontecer.

Primeiramente, avalie se o produto a ser vendido ou o serviço oferecido possui saída suficiente para a região onde será instalado.

Alguns estabelecimentos, como por exemplo os alimentícios, são facilmente rentáveis em qualquer localidade, independentemente da quantidade de habitantes, do clima, do PIB local, etc.

Já uma loja de joias pode não ser a melhor das estratégias se colocada em cidades de interior, com número reduzido de habitantes e média de baixa escolaridade da população, por exemplo.

É indispensável, portanto, que se faça um estudo de campo, ampla pesquisa a respeito das condições do local e também o que andam oferecendo os concorrentes. O empreendimento precisa oferecer soluções eficientes para os que estão mais próximos.

Separe as finanças pessoais das finanças do negócio

No início não vai ser fácil diferenciar um orçamento do outro, mesmo porque muitos daqueles que desejam se tornar um empreendedor arrecadam o investimento do próprio bolso para começar as atividades.

Mas com o desenvolvimento do negócio e para o bem da sustentabilidade do mesmo, é preciso separar uma coisa da outra.

Empresários podem rapidamente acumular dívidas ou simplesmente se perder nas obrigações financeiras somente porque não foi dissociada uma coisa da outra.

Portanto, organize os ganhos e os gastos de cada área e aprenda como não misturá-los.

Planeje

Você sabe quanto vai custar a sua produção e qual a margem de lucro vai gerar das vendas? Tem noção de quantos são os encargos tributários a serem repassados mensal e anualmente? Conhece sobre os direitos trabalhistas?

A insuficiência de dinheiro é o motivo principal para muitos empreendimentos fecharem suas portas. Por isso, planejamento financeiro deve ser feito antes de qualquer outra coisa.

Quem deseja se tornar um empreendedor precisa saber com precisão tudo aquilo que vai precisar sair e dos caixas e todo o montante propenso a entrar. E, ainda, se preparar para situações adversas (que ocorrem com frequência, vale dizer).

Esteja preparado para trabalhar muito

Engana-se quem pensa que vai ganhar rios de dinheiro com o próprio negócio trabalhando pouco.

Pode ser que com o tempo você consiga aliados para te auxiliar em tarefas importantes ou até mesmo as mais simples. Mas, inicialmente, é muito provável que você precise tomar todas as decisões sozinho.

Se tornar um empreendedor significa viver sua ideia a maior parte do seu dia. Atender clientes e fornecedores fora do horário comercial e resolver problemas com máquinas que param de funcionar no meio da noite passam a ser a rotina do novo empresário.

Portanto, não tenha medo do trabalho e não hesite em perder algumas noites de sono ou eventualmente o descanso do fim de semana.

A propaganda é a alma do negócio

O seu negócio precisa ser visto e existem diversos meios para que isso possa ser feito.

Redes sociais, banner, panfletos, outdoors, sites, rádios e até mesmo propaganda na televisão são algumas das formas de mostrar para o público aquilo que está sendo ofertado.

O que precisa ser feito é uma análise a respeito do meio de comunicação predominante para o seu público alvo. Lojas de roupas femininas terão grande aceitação no Instagram, por exemplo.

A ideia principal que deve saber quem deseja se tornar um empreendedor é que o negócio precisa ser visto com frequência e amplamente conhecido na região.

O caminho para se tornar um empreendedor, principalmente um empreendedor de sucesso, não acontece do dia para a noite. Muitas questões práticas precisam ser milimetricamente analisadas e consideradas.

Todavia, criatividade, paixão e acima de tudo resiliência são características que precisam andar de mãos dadas com o conhecimento técnico e planejamento estratégico.

Encare a abertura da sua própria empresa como seu filho e dedique todas as suas energias para fazer acontecer e dar certo!

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Tire todas as suas dúvidas sobre o que é preciso saber antes de se tornar um empreendedor.

Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

Diego Reis

Fundador e CEO do Banco Afro.

Deixe o seu comentário